google.com, pub-9500672422090741, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MOVIMENTO CULTURAL PAPAXIBÉ: A MARUJADA

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

A MARUJADA



Fonte G1 Pará

 Patrimônio cultural do Brasil, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as Marujadas de Bragança, no nordeste do Pará, vão até  (26 de Dezembro) fazendo homenagens a São Benedito, o "santo negro" e padroeiro dos escravos.

 A festividade chega à edição de número 226ª e atrai multidão às ruas de Bragança. Um dos ápices é no dia de Natal, 25 de dezembro - 


Um elemento relacionado à devoção de São Benedito é a estátua no mirante que domina a vista do rio Caeté, na localidade de Camutá, em Bragança.

A festividade dura nove dias, com missas, novenas, ladainhas, procissões nas águas e em solo, programação cultural e apresentações da Marujada.

No dia do Natal, todos se vestem de azul e branco e a imagem de Jesus criança é carregada no colo pelo padroeiro. Ainda neste dia, os cavalheiros saem vestidos de azul e vermelho para competições.

As Marujadas ocorrem também em outros municípios da Zona Bragantina, como Augusto CorrêaCapanemaPrimaveraQuatipuru e Tracuateua; e em outras regiões. Tem Marujada, por exemplo, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário